A Escola de Música da CICO
A Escola de Música da CICO desenvolve, em Constância, a sua actividade ao ensinar os saberes e a arte da música focando-se nos seguintes tópicos:
- Formação Musical, História da Música, Campanologia, Escrita Musical e Reparação e Manutenção de Instrumentos Musicais;
- Prática de instrumentos: Carrilhão, Órgão, Piano, Flauta, Percussão e outros;
- Classe de Conjunto.
Para os alunos da Escola de Música da CICO, sob a responsabilidade da professora Ana Elias, são estabelecidos projectos individuais de estudo que respeitam os conteúdos e os objectivos programados. Os alunos podem expressar as suas aptidões e os conhecimentos adquiridos, assim como enriquecer a sua aprendizagem, pela participação em eventos, nacionais ou internacionais, organizados pela CICO.
A professora Ana aperfeiçoou as suas competências no âmbito da pedagogia musical enquanto estudava na Bélgica, tendo sido assistente do Director da Escola Real de Carrilhão - Instituto Superior 'Jef Denyn'. O seu sonho foi sempre o de aplicar o seu conhecimento e experiência numa nova escola de música em Portugal, pondo na realização desse objectivo, toda a sua paixão pela música e pelo ensino de alunos.
A Escola de Música da CICO funciona no centro histórico de Constância e a aluna mais nova desta escola tem apenas 2 anos de idade.
Actividades dos alunos da Escola de Música da CICO
Com o objectivo de expressar as aptidões e os conhecimentos adquiridos e de enriquecer a aprendizagem, os alunos da Escola de Música da CICO participam regularmente em concertos no Jardim-Horto de Camões, na Igreja Matriz de Constância e nas Pomonas Camonianas.
No passado, é de referir a participação dos alunos:
- em concertos realizados na Igreja Matriz de Salvaterra de Magos, no Mosteiro de Santa Maria de Cós e no Mosteiro de N. Sra. das Virtudes;
- no 1º Festival Internacional de Carrilhão para Jovens, organizado pela Escola Real de Carrilhão - Instituto Superior 'Jef Denyn' em Mechelen, na Bélgica;
- no 1º Encontro Internacional
de Jovens Músicos em Constância, organizado pela CICO e pela Câmara Municipal
de Constância, que contou também com a participação de jovens músicos
procedentes da Bélgica, Holanda, E.U.A, Rússia, Bielorrússia, Arménia e
Cazaquistão.